Quer que seu casamento seja diferente? Faça-o durante o dia! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os casamentos durante o dia tendem a durar mais tempo e oferecem inúmeras opções de estilos que variam do simples ao sofisticado. Tudo depende da expectativa dos noivos e do que tipo de festa que eles sonham para esse dia.

Antes de tomar a decisão de fazer um casamento durante o dia, é importante pensar em algumas questões importantes do grande dia como o tipo de local, período do ano, horário, cardápio, decoração e traje dos noivos. Para facilitar a tarefa de quem está cogitando fazer o casamento durante o dia, aqui seguem umas dicas.

Local

Uma festa de casamento à luz do sol oferece aos noivos múltiplas escolhas de cenários ao ar livre. Cerimônias no campo, em um jardim ou na praia ganham destaque porque os componentes naturais trazem uma beleza extra para o momento. Porém, isso não descarta outros locais, como um salão mais aberto, com muitos vidros ou mesclado de áreas abertas e ambiente fechado que com ar condicionado que permita o conforto dos convidados e ao mesmo tempo desfrutar da luz do sol. O lugar escolhido vai depender do estilo de festa desejado. Por exemplo, para quem queira uma festa simples com um pequeno aperitivo e íntimo, um pequeno e íntimo jardim pode ser a escolha perfeita. Por outro lado, quem deseje uma festa mais sofisticada com um grande número de convidados, pode escolher um sítio com bastante jardim quer permita colocar algumas tendas ou pista de dança.

Período do ano

Uma chuva inesperada pode desluzir um belo espaço e decoração. Por isso, se a escolha for realizar a cerimônia ao ar livre é preciso prestar muita atenção ao período do ano. Nesse caso a sugestão é entre abril e junho meses de temperatura amena e baixo índice de chuvas, ou setembro e outubro auge da primavera. É claro que o risco de chuva existe mesmo nesses períodos, mas é bem pequeno.

Decoração

Flores e madeira. A combinação perfeita para um casamento durante o dia. Os arranjos de flores se destacam com a luz do dia e passam a ser o ponto principal da decoração. Pequenos detalhes e adornos em cerâmica ficam também ideais na decoração de jardins para casamentos. No mês de junho por exemplo é época das lindas tulipas que poderão ser combinadas, entre duas ou três cores e deixar a festa colorida e sofisticada.

Os móveis em madeira realçam com os arranjos de flores, qualquer que seja a espécie.

Cardápio e Horário

Uma comemoração durante o dia oferece mais possibilidades horários e cardápios.
Se a intenção for realizar o casamento pela manhã, com o horário definido no convite às 10:00 horas para início da cerimônia às 10:30 horas, o ideal é servir um Brunch. Esta mistura de café da manhã e almoço com frios, castanhas, pães, geleias, crepes, tortas e frutas é uma opção descontraída que agrada a todo o mundo.

Uma observação importante: não é aconselhável marcar antes das 10:00, pois os convidados e os noivos teriam que acordar muito cedo para os preparativos.

Já com o convite para às 11:00 horas e o início da cerimônia às 11:30 horas, seria preferível servir um almoço. Este deverá ser servido por volta de 12:30 horas. Para a opção almoço, ainda é possível escolher entre um serviço mais formal de buffet com entrada, prato principal e sobremesa ou um churrasco mais informal, mas que pode ser adequado para um casamento zelando pela boa apresentação dos pratos.

Finalmente, para cerimônias no final da tarde, ao pôr do sol, em que o horário no convite seria às 16:00 horas, para a realização da cerimônia às 16:30 horas, é interessante servir inicialmente um coquetel com drinks e canapés e no decorrer da noite um jantar.

Nesse caso de cerimônias no final da tarde, não há muita flexibilidade de horário, porque o objetivo maior é aproveitar o pôr do sol. Por isso, o horário máximo do convite deveria ser umas 17:00 ou 17:30 horas.

Como sugestão, independente do horário é sempre aconselhável receber os convidados com algum refrigério antes da cerimônia. Sucos e águas aromatizadas são ótimas opções.
Trajes

Em relação aos convidados, não é elegante estipular um traje no convite, apenas quando o casamento for Black Tie. Sendo assim caso se tenha um site sobre o casamento e for adicionar
“sugestões” para o casamento, coloque para os homens evitar ternos muito escuros e para as mulheres vestidos curtos ou longos de tecido nobre.

Para o noivo, sugere‐se terno cinza claro ou bege para as cerimônias pela manhã e terno grafite para o final da tarde.

E para a noiva, se for pela manhã, o vestido pode ser curto ou longo, com uma boa modelagem, tecidos com fluído e leveza, sem brilho. Para o final da tarde, sugere‐se um vestido longo, já que a festa se estenderá pela noite. Neste caso pode ter renda, ou fita, ou drapeados, mas ainda segundo a sugestão de tecidos leves.

Atrações

E se quer impressionar os convidados logo na recepção, que tal incrementar o Brunch ou o almoço com uma banda de Jazz ou um Trio de Chorinho?! Para o pôr do sol a indicação é um bom DJ tocando um lounge ou bossa nova.

E não esqueça do mais importante, curtir cada escolha!

Planeje esse dia especial com carinho, ele marcará a sua história.

Deixe um comentário