Hoje em dia, cada vez mais noivos e noivas pensam em realizar seu casamento na praia. Os motivos são totalmente compreensíveis: cenários paradisíacos, pé na areia, brisa do mar, muito romantismo. Com tantas facilidades no mercado, organizar uma cerimônia à beira-mar não precisa virar uma dor de cabeça para o casal.

casamento na praia 001

Local

O ponto de partida para começar a planejar um casamento praiano deve ser a escolha do local. Alguns destinos brasileiros famosos por receberem cerimônias são Trancoso (BA), Búzios (RJ), Ilhabela (SP), Jurerê Internacional (SC), entre muitas outros. Se o seu plano é trocar as alianças em praias internacionais, considere pesquisar lugares como Punta Cana, Havaí, Bahamas, Ilhas Maldivas ou México.

casamento na praia 002

Se o casamento vai acontecer em uma praia distante, não esqueça de pensar nos convidados. Os noivos não são obrigados a pagarem estadia, mas nada impede que amigos e familiares possam receber dicas de hotéis, pousadas e serviços próximos ao local da cerimônia.

Escolher se casar em um hotel na beira da praia pode facilitar a vida do casal, pois locais que fazem este tipo de serviço costumam oferecer toda a infraestrutura necessária. Se preferir o casamento em uma praia pública, o planejamento precisa incluir autorização da prefeitura, aluguel de geradores, banheiros, segurança, limpeza e muitos outros detalhes.

casamento na praia 003

Clima

O clima é um fator muito importante a ser considerado. Assim como em um casamento ao ar livre, a praia está sujeita a mudanças climáticas constantes, então tenha sempre um plano alternativo em caso de chuva. Temperaturas elevadas também podem ser incômodas para noivos e convidados. Pesquise sobre as estações do ano no local escolhido e tente fugir dos meses que abrangem o alto verão.

casamento na praia 004

O casamento na praia pode ser bem despojado ou muito chique. O melhor é que os noivos passem o clima da festa para os convidados logo no convite. Tecidos leves e estampados são bem vindos. Se a cerimônia começar de dia mas a festa se prolongar até a noite, pode-se optar por vestidos mais estruturados e um pouco de brilho.

casamento na praia 005

Lembrancinhas

As lembrancinhas podem fugir do comum. Opções como óculos de sol, protetores labiais e leques com certeza serão bem recebidas pelos convidados. O já tradicional chinelo de dedo também não vai fazer feio.

Crédito pelas fotos:
JW Marriott Guanacaste via Visual hunt / CC BY
(matt) via Visual Hunt / CC BY-ND
ShutterRunner via Visual Hunt / CC BY-NC
Joe Shlabotnik via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Deixe um comentário