Como planejar financeiramente um casamento

Organizar um casamento não é tarefa fácil. Geralmente ele é o primeiro passo para casais que estão prestes a começar uma vida juntos. Entrar nessa nova etapa sem problemas com dinheiro é muito importante para que as coisas se iniciem com o pé direito. Por isso, a Weddup separou algumas dicas básicas de como planejar financeiramente um casamento.

A primeira delas é: não crie dívidas que você não possa pagar. Se decidiu fazer uma festa para celebrar o seu casamento, seja realista e avalie o quanto realmente está dentro do orçamento. Um evento chique e elegante não é sinônimo de altas cifras. Portanto respeite o seu bolso e planeje o grande dia de acordo com a sua situação financeira. No final das contas o que vale é o amor envolvido!

Como planejar financeiramente um casamento 001

Crie uma planilha para cada serviço que você vai precisar contratar e anote os preços de cada fornecedor de casamento consultado. Escreva algumas observações para se lembrar melhor posteriormente. Nessas horas, organização é essencial. Então não tenha medo de fazer perguntas, anote tudo que achar necessário e no final bote na balança. Pesquisar serviços e valores pode fazer com que você economize no valor final e não feche nenhum contrato por impulso.

Se você não tem tempo ou não leva jeito para organizar eventos, considere investir em uma assessoria especializada. Muitas vezes o conceito DIY, o famoso “faça você mesmo”, pode ser um tiro no pé e, ao invés de economizar, acaba-se gastando mais do que o necessário. Procure uma pessoa de confiança e, com a ajuda de quem realmente entende do negócio, é até possível economizar e não extrapolar nas contas.

Como planejar financeiramente um casamento 002

A lista de convidados é um item polêmico. Claro que o ideal seria convidar a quantidade de pessoas que quiser. Porém lembre-se que cada convidado representa um custo a mais. Então não se sinta obrigado, por exemplo, a convidar aquele colega de trabalho que você não tem muita intimidade ou o amigo de longa data dos seus pais que você não consegue nem lembrar o nome. Os convidados são pessoas especiais que merecem estar ali para dividir o grande dia com o casal.

Por último uma dúvida que ainda está presente na atualidade: quem paga o casamento é o pai da noiva? A resposta é muito clara: não! Esta é uma tradição antiga que não vale mais para os dias de hoje. Muitas vezes, os pais dos noivos nem contribuem financeiramente para o casamento. Isso varia muito de caso para caso, mas o ideal é que as famílias se juntem e que cada um contribua do jeito que puder.

E lembre-se que a festa de casamento é apenas o começo da vida a dois. É depois dela que começa o casamento de verdade! Por isso é muito importante estar com as contas em dia para que tudo possa fluir tranquilamente neste novo início da vida de casados.

Como planejar financeiramente um casamento 003

Gostou das nossas dicas de como planejar financeiramente um casamento? Então entre no site da Weddup e descubra mais inspirações e os melhores fornecedores de casamento para o seu grande dia.

Créditos das fotos:
Photo credit: michael_swan via Visual Hunt / CC BY-ND
Photo credit: Flower Factor via VisualHunt / CC BY-NC
Photo credit: annso_ via VisualHunt / CC BY-ND
Photo credit: buccellaassociati via VisualHunt.com / CC BY-ND

Deixe um comentário