Para aflorar a criatividade na hora de escolher a decoração da mesa dos convidados, ler sobre ideias e discutir as tendências são sempre ações muito bem vindas. Antes de iniciar, é interessante que se faça uma pergunta: qual o estilo que quero para o meu casamento? A decoração da mesa está intimamente ligada ao estilo da festa.

Algumas novidades apresentadas em 2015, com certeza vieram para ficar, como por exemplo a mesa comunitária. E outras que são apostas como tendências para 2016, como elementos da natureza e a cor rosa quartz.

Organizando as ideais em um passo a passo, é possível fazer escolhas mais assertivas e deixar a decoração charmosa e aconchegante para seus convidados.

Redonda, quadrada ou retangular?

decoracao_mesa_001 decoracao_mesa_002

O formato da mesa depende do que mais agrada o casal, já que o diferencial é a decoração. As mesas independente do formato, deve ser de no mínimo 8 lugares, pelo menos a maioria delas. Para fins de decoração, é possível intercalar entre mesas maiores e menores desde que se tenha espaço no local.

O que muda em uma mesa redonda quando comparada as outras duas opções, são os pés, que na mesa redonda é centralizado o que dá mais espaço para os convidados.

Com ou sem toalha?

decoracao_mesa_003 decoracao_mesa_004

Nos casamentos clássicos, as toalhas e capas para as cadeiras ainda são itens indispensáveis, mas isso não define elegância, apenas preferência. As mesas de madeira ficam um charme com ou sem toalha, além de combinar com qualquer cor e adereço que componha a decoração. Para as mesas retangulares, o caminho de mesa complementa o visual combinando com os arranjos de flores.

Uma observação importante é que os pratos, talheres e taças podem ser neutros, ou quando a decoração é bem singela, os mesmos podem ser levemente coloridos. O sousplat são importantes para a composição da mesa.

Os arranjos, os vasinhos e as velas!

decoracao_mesa_005 decoracao_mesa_006
decoracao_mesa_007 decoracao_mesa_008

Flores e velas, são sempre os protagonistas da decoração das mesas. Mas onde elas serão colocadas pode variar. A utilização de garrafas, canecas, potes de vidro, vasos de cerâmica têm sido cada vez mais frequente, fugindo um pouco dos tradicionais arranjos. Outros adereços como uma base de espelho para colocar as flores e as velas, objetos antigos como regadores, gaiolas e relógios, principalmente se o estilo for vintage, ficam lindos na mesa. Além das variações de velas quanto ao seu tamanho, formato e cores.

Passando para os arranjos, há três diferentes formas de construí‐los, baixos, altos ou suspensos, sendo o último apontado como tendência para 2016. Na escolha do tipo de arranjo são necessários alguns cuidados, são eles: os arranjos altos devem ter sua “coroa” acima do olhar dos convidados, para que não atrapalhe o campo de visão, não muito além disso e o teto do local deve ser alto para ter harmonia. Para os arranjos suspensos, a atenção é com a localização, que deve ser preferencialmente no centro da mesa e nada muito pesado, já que ficará pendurado. Podem ser feitos de flores, de velas ou de bolas.

Para a decoração baixa, não há restrições.

Tendências para 2016

decoracao_mesa_009

Dois destaques marcam a tendência na decoração para este ano, a mesa comunitária e a cor Rosa Quartz.

A mesa comunitária está em alta desde 2015 e faz muito sucesso porque possibilita colocar em uma única mesa de 16 a 20 pessoas. Com isso pode‐se juntar toda a turma dos amigos da noiva em uma, todos os amigos do noivo na outra, a família em uma terceira e assim por diante. O espaço também é melhor aproveitado já que são mesas retangulares e a decoração pode ter mais adereços sem aumentar o custo.

Em relação a cor Rosa Quartz, é uma tendência fantástica. Esta cor transmite delicadeza e elegância, combina com muitas outras cores como o amarelo, o verde, o branco, o azul e o lilás. Pode compor uma mesa sofisticada com taças em rosa quartz. Uma mesa rustica de madeira, sem toalha, com um arranjo de fundo de vime e folhagem verde com várias rosas. Se a escolha for por uma mesa clássica, toalhas e pratos brancos e um arranjo colorido com destaque para o rosa quartz que pode combinar com os
guardanapos ou com o sousplat.

O que torna uma decoração elegante, sofistica e em muitos casos aconchegante, não é o seu custo e sim a harmonia entre os elementos utilizados, que por sua vez deverão corresponder a proposta do casamento.

Crédito pelas fotos:
Patricia Figueira via Visualhunt.com / CC BY-SA
Patricia Figueira via VisualHunt.com / CC BY-SA
Wagner e Vanessa Fotografia via Visual hunt / CC BY-NC-ND
Wagner e Vanessa Fotografia via Visualhunt / CC BY-NC-ND
Wagner e Vanessa Fotografia via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Patricia Figueira via VisualHunt.com / CC BY-SA
carlosedj via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Patricia Figueira via VisualHunt / CC BY-SA
Patricia Figueira via Visualhunt.com / CC BY-SA
Wagner e Vanessa Fotografia via VisualHunt / CC BY-NC-ND
John Twohig Photography via Visual hunt / CC BY-NC

Deixe um comentário