O convite do casamento é uma etapa importante, depois da lista concluída, é hora de pensar em como comunicar os seus convidado sobre a cerimônia, a festa e o dia. A escolha do modelo ou da forma como o mesmo será entregue, tem que estar em harmonia com o estilo do casamento.

Se optou por uma festa tradicional, o ideal é fazer o convite impresso ou se sua festa será intima apenas para alguns convidados próximos, é possível o convite virtual. Em muitos casos, a arte do convite representa o estilo da festa, essa é a mensagem transmitida ao convidado.

O preço unitário para confeccionar um convite varia de R$ 2,00 para os convites virtuais enviados por e‐mail até em média R$ 21,00 quando entregues em caixas com flores, por exemplo.

O casal pode optar por modelos de convites mistos, um para os convidados em geral e outro para os padrinhos.

A entrega do convite que pode ser realizada pessoalmente pelos noivos, pelo correio ou por email, influencia no modelo a escolher. Não combina entregar um convite extremamente elaborado pelo correio.

Se a opção for pelo convite impresso, é importante lembrar que os convidados não costumam guardar o convite, por mais belo e chique que seja. Se o orçamento ficar elevado, repense na escolha, é possível fazer um convite elegante, por um preço intermediário.

Antes da impressão total, peça uma prova, ou seja, a impressão de uma unidade para que possa conferir e aprovar o resultado.

E se a entrega for pelo correio, não esqueça de contabilizar essa despesa no orçamento do convite e de fazer um contato telefônico com seu convidado confirmando o recebimento do mesmo.

A entrega do convite deverá ocorrer entre oito e seis semanas antes do casório. Tempo suficiente para os preparos e nem tanto tempo para possíveis esquecimentos.

Tipos de convite impresso

Clássicos em braço ‐ tradicional, em papel especial branco, com caligrafia elegante e talvez com um feche de gota.

Envelopes trabalhados com laço, pérola e afins – o convite é básico, mas o adereço é colocado no envelope, pode ser um laço colorido para destacar na superfície em tom pastel, ou uma pérola no feche de um envelope escuro ou ainda um recorte de renda colado.
Estampado ou colorido – A estampa fica melhor no envelope, não nele inteiro, apenas uma faixa. Se for fazer colorido, pode ser o próprio convite. Pequenos ou grandes –falando do modelo retangular, o convite pode ser do tamanho de uma faixa larga, mediano ou grande.

Em diferentes formatos – tradicionalmente retangular, redondo, com um formato personalizado ou ainda com abas que substituem o envelope.

Em caixas, com flores, chocolates ou espumante – esta opção geralmente é mais utilizada para o convite dos padrinhos. As caixas podem ser de diferentes tamanhos e formatos, acompanhada de qualquer um dos itens citados.

Com Ilustração – no convite ou no envelope, é possível fazer uma ilustração em branco e preto ou imprimir uma foto do casal.

Os chamados Save The Date que vem com um calendário destacando a data do casório – é um mimo.

convite_impresso_001 convite_impresso_002 convite_impresso_003 convite_impresso_004
convite_impresso_005 convite_impresso_006 convite_impresso_007 convite_impresso_008

Tipos de convite virtual

Assim como o convite impresso, o virtual pode ser elaborado com ilustração, ser colorido, com foto ou save the date, a diferença é na forma de entrega. É possível encontrar modelos prontos de convite virtual ou procurar por uma empresa especializada para desenvolver a arte exatamente como desejar.

O convite enviado por e‐mail, pode ser considerado mais impessoal por excluir a parte do ritual que é , a entrega do convite pelo casal. Mas não há nenhuma restrição a esta modalidade, se o casal avaliar que é mais viável devido aos compromissos e falta de tempo ou pelo custo‐benefício, siga em frente. O importante é ter o cuidado de confirmar um ou dois emails ativos de cada convidado e pronto!

A festa de casamento é como montar um quebra‐cabeça de uma paisagem linda, as partes vão se encaixando em sintonia para formar o todo. O convite é uma das partes.

convite_virtual_001 convite_virtual_002

Crédito pelas fotos:
saraicat via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Sarah Parrott via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
ilustroide via Visualhunt / CC BY-NC
Kali Luciferious via Visualhunt / CC BY-NC
Patricia Figueira via Visual Hunt / CC BY-SA
Patricia Figueira via VisualHunt / CC BY-SA
Patricia Figueira via Visual hunt / CC BY-SA
Invito via Visual hunt / CC BY-NC

Deixe um comentário