Cada celebração é única e especial para os noivos e seus convidados. Porém, algumas tradições do casamento resistem ao tempo e, passadas de geração em geração, já se tornaram praticamente obrigatórias na maioria dos casórios. Mas você já se perguntou sobre a origem de algumas dessas tradições? Venha descobrir com a Weddup!

1 – Jogar o buquê da noiva

O momento que a noiva joga o buquê para suas convidadas solteiras é um dos grandes destaques do casamento. A música para e todas as atenções se voltam para saber quem vai ser a sortuda que vai ficar com o disputado buquê, pois quem pegá-lo será a próxima a subir no altar. Segundo a lenda, as mulheres solteiras da Idade Média levavam para casa um pedaço do vestido da noiva. Foram as francesas no século XIV que começaram a jogar o buquê, pensando em uma alternativa para não estragar o vestido.

tradições do casamento 001

2 – Bolo de casamento

O costume de oferecer bolo em casamento vem da Roma Antiga e era símbolo de boa sorte e festividade. Atualmente, a tradição do bolo vem acompanhada do gesto dos noivos que devem cortar a primeira fatia juntos, o que significa partilha e união. Eles devem segurar a faca ao mesmo tempo e a noiva deve experimentar antes do noivo.

tradições do casamento 002

3 – Vestido branco

Muitas teorias explicam o motivo pelo qual as noivas costumam usar branco no dia do casamento. Uma das histórias mais conhecidas conta que a Rainha Vitória, a primeira nobre a se casar por amor, quis fugir do padrão e escolheu o branco por ser uma cor incomum na época. O fato dela ter se casado por amor pode ter ajudado a transformar o vestido branco em um símbolo de romantismo.

tradições do casamento 003

4 – Primeira dança dos noivos

Um dos momentos muitos esperados em uma festa de casamento é quando os noivos abrem a pista dançando juntos pela primeira vez como marido e mulher. A primeira dança representa a harmonia do casal e, segundo a tradição, é uma forma de mostrar à sociedade o quanto eles funcionam bem como uma dupla. A valsa costuma ser a escolha tradicional para a ocasião, mas, hoje em dia, muitos casais preferem músicas mais atuais com coreografias divertidas.

tradições do casamento 004

5 – Lua de mel

Uma das versões mais antigas sobre esta tradição diz que na Babilônia, dois mil anos antes de Cristo, o pai da noiva oferecia ao seu futuro genro uma mistura de mel e água para ser consumida durante os 30 dias após o casamento. Como naquela época os dias eram contados com base no calendário lunar, a comemoração ficou conhecida como lua de mel.

tradições do casamento 005

Crédito pelas fotos:
MightyBoyBrian via Visual Hunt / CC BY-NC
SarahBanana.ix via Visual hunt / CC BY-NC-ND
Lisandro M. Enrique via Visualhunt / CC BY-NC-ND
Ben C.K. (Benck’s) via Visualhunt / CC BY-NC-ND

Deixe um comentário